Os eosinófilos têm contagens baixas nos animais normais, têm tamanho semelhante ou ligeiramente maior que os neutrófilos e os grânulos variam em tamanho e número entre espécies. Eosinófilo de…
Morfologia plaquetária
Anisocitose plaquetária em esfregaço sanguíneo de cão. A plaqueta da esquerda apresenta um tamanho normal, a plaqueta da direita é uma macroplaqueta. Coloração May-Grünwald/Giemsa; objetiva 100x. Plaquetas…
Alterações da membrana/ metabólicas
Hipocromia em esfregaço sanguíneo de cão. Várias células apresentam uma área de palidez central muito acentuada e proeminente e coloração eosinofilica muito suave. Estas alterações estão por norma associadas a…
Alterações oxidativas
Corpos de Heinz (setas), pequenas projeções na superfície dos eritrócitos, em esfregaço sanguíneo de gato. Coloração Diff-Quik; objetiva 100x. Esfregaço sanguíneo do mesmo animal corado com azul novo de metileno.…
Alterações imunomediadas
Aglutinação descrita pela presença de vários aglomerados de eritrócitos associados a anemia hemolítica do tipo imunomediado. Esfregaço sanguíneo de cão. Coloração de Diff-Quick; objetiva 100x. A aglutinação também pode ser…
Resposta regenerativa
Células policromatofilicas (setas), apresentam-se como células macrocíticas e com um citoplasma azulado. A sua presença, na maioria das espécies, representa a regeneração medular associada a anemias regenerativas. Esfregaço sanguíneo de…
artigo2
artigo2 da subcategoria
sub1
artigo da subcategoria 1
Qualidade do esfregaço
De modo a verificar asua qualidade, a análise do esfregaço sanguíneo deve iniciar-se nas objetivas de pequena ampliação de modo a verificar a sua qualidade quanto à distribuição celular e…
Parasitas e inclusões leucocitários
Corpo de inclusão vírico (seta) em esfregaço sanguíneo de cão. O linfócito apresenta um corpo redondo proeminente e de coloração rosada, característico das cinclusões víricas. Coloração Diff-quik; objetiva 100x. Corpo…