Alterações da membrana/ metabólicas

Alterações da membrana/ metabólicas

Hipocromia em esfregaço sanguíneo de cão. Várias células apresentam uma área de palidez central muito acentuada e proeminente e coloração eosinofilica muito suave. Estas alterações estão por norma associadas a anemias ferropénicas. Note-se a presença de esquizócito (seta). Coloração Diff-quick; objetiva de 100x.

 

Os esquizócitos são fragmentos de eritrócitos, apresentam-se de forma irregular, aproximadamente triangular. São típicos de doença esplénica, trombose e Coagulação Intravascular Disseminada. Por vezes são observados em anemias ferropénicas, pois nestes casos a sua membrana é mais frágil e rotura ao passar por capilares de reduzido calibre.


 

Hipocromia em esfregaço sanguíneo de lama. Várias células apresentam uma área de palidez central  acentuada e coloração eosinofilica suave.


 

Células crenadas ou equinócitos. A maioria dos eritrócitos apresenta numerosas projeções pequenas e ponteagudas, por norma são artefatos resultantes do armazenamento em EDTA superior a três horas. Também podem ser observados em distúrbios electrolíticos, glomerulonefrite, quimioterapia e situações de mordedura de cascavel ou abelha. esfregaço sanguíneo de cão. Coloração Diff-quick; objetiva de 100x.


 

Acantócitos em esfregaço sanguíneo de gato com lipidose hepática. Coloração Diff-quick; objetiva de 100x.

 

Acantócitos em esfregaço sanguíneo de cão com hemangiossarcoma esplénico. Coloração Diff-quick; objetiva de 100x.

 

Esquizócito em esfregaço sanguíneo de cão (mesmo caso da imagem anterior). Coloração Diff-quick; objetiva de 100x.

 

Os acantócitos são células com projeções digitiformes  que podem variar em número, no geral de 2 a 10, normalmente de forma irregular. Estas alterações morfológicas são com maior frequência observadas em cães e gatos, possuindo grande relevância diagnóstica. Estão associadas a doença hepática (sobrecarga lipídica), podendo também ser observados em casos de doença esplénica (hemangiossarcoma), doença renal e coagulação intravascular disseminada, entre outras.


 

Células alvo, leptócitos ou codócitos, são três sinónimos para as células com ausência de palidez central, exibindo um halo circular de palidez (setas). Esta alteração é causada pela presença de excesso de membrana em relação ao conteúdo em hemoglobina. Normalmente observada em animais com alterações do metabolismo lipidico, pode ser vista em cães com anemia regenerativa associado a reticulocitose. Coloração Diff-quick; objetiva de 100x.

Proudly powered by WordPress | Theme: Stacy by SpiceThemes