Resposta regenerativa

Resposta regenerativa

Células policromatofilicas (setas), apresentam-se como células macrocíticas e com um citoplasma azulado. A sua presença, na maioria das espécies, representa a regeneração medular associada a anemias regenerativas. Esfregaço sanguíneo de cão corado com coloração de rotina. Coloração May-Grünwald/Giemsa; objetiva 100x.


Policromatofilia intensa em esfregaço sanguíneo de ouriço-cacheiro europeu (Erinaceus europaeus). Coloração Diff-Quick; objetiva 100x.

Esfregaço sanguíneo de cão corado com coloração supravital. As setas indicam os reticulócitos, células com um reticulado azul escuro no seu citoplasma. As restantes células são eritrócitos maduros. Azul novo de metileno; objetiva de 100x.


 

Esfregaço sanguíneo de gato corado com coloração supravital. As setas cheias indicam os reticulócitos agregados e as finas os reticulócitos punteados. Para efeitos de avaliação da capacidade regenerativa medular apenas contam os reticulócitos agregados. Azul novo de metileno; objetiva de 100x.


 

Reticulócitos em esfregaço sanguíneo de ouriço-cacheiro europeu (Erinaceus europaeus). Coloração azul novo de metileno; objetiva de 100x.


 

Esfregaço sanguíneo de bovino corado com coloração de rotina. A seta indica a presença de punteado basófilo ou “basophilic stippling”. O punteado basófilo no bovino é uma manifestação de regeneração medular. Coloração May-Grünwald/Giemsa; objetiva 100x.


 

Esfregaço sanguíneo de cão. Note-se a presença de eritrócitos nucleados (seta cheia) e de célula com corpo de Howell-Jolly, inclusão de pequeno tamanho redonda e de cor púrpura, que representa material nuclear (seta fina). Ambas as imagens são manifestações de regeneração medular associada a anemia regenerativa. Coloração May-Grünwald/Giemsa; objetiva 100x.


Esfregaço sanguíneo de cegonha (Ciconia ciconia) com a presença de células policromatofílicas (setas). Coloração Diff-Quick; objetiva 100x.

As células policromatofílicas são o penúltimo estadio de desenvolvimento dos eritrócitos e nas aves caracterizam-se por serem células forma mais redonda e com núcleo redondo, com cromatina levemente condensada e o citoplasma mais basófilo. A sua presença no sangue periférico é normal e comum em aves saudáveis representando 1 a 5% do total de eritrócitos em circulação, mas contagens mais elevadas indicam um aumento da eritropoiese e está associado a anemias regenerativas.

 

Proudly powered by WordPress | Theme: Stacy by SpiceThemes