a) Mamíferos
Os eritrócitos em mamíferos são de modo geral muito semelhantes, podendo variar no tamanho e na presença de uma maior ou menor área de palidez central, uma área de coloração menos intensa no centro da célula. Apresentam-se como células discóides, de forma geral bicôncavas, anucleadas e com intensa coloração eosinofílica.
De entre as espécies domésticas mais comuns o cão tem a área de palidez central mais proeminente. Coloração May-Grünwald/Giemsa; objetiva 100x.
Os eritrócitos felinos são mais pequenos do que os do cão e com a área de palidez central não proeminente. Coloração May-Grünwald/Giemsa; objetiva 100x.
Os eritrócitos de bovino apresentam uma ligeira variação em tamanho (anisocitose) e área de palidez central pouco proeminente. Coloração May-Grünwald/Giemsa; objetiva 100x.
Eritrócitos em esfregaço sanguíneo de ovino, tal como os bovinos, apresentam ligeira anisocitose. Coloração Diff-quick; objetiva 100x.
Esfregaço sanguíneo de caprino, note-se o tamanho extremamente reduzido, bem com a ausência de palidez central e a presença de ligeira anisocitose. Coloração May-Grünwald/Giemsa; objetiva 100x.
Esfregaço sanguíneo de lama. Note-se a forma elíptica dos eritrócitos e a ausência de palidez central, típica de todos os camelídeos. Coloração Diff-quick; objetiva 100x.