Morfologia plaquetária

Morfologia plaquetária

 

 

Anisocitose plaquetária em esfregaço sanguíneo de cão. A plaqueta da esquerda apresenta um tamanho normal, a plaqueta da direita é uma macroplaqueta. Coloração May-Grünwald/Giemsa; objetiva 100x.


 

Plaquetas felinas ativadas e com grande densidade de grânulos citoplasmáticos. No gato o tamanho das plaquetas apresenta uma grande variabilidade, quando comparado com o cão, sendo normal animais saudáveis apresentarem macroplaquetas em circulação. Da mesma forma as plaquetas no gato têm uma maior tendência a serem ativadas e agregarem no momento da colheita, falseando as contagens. Coloração Diff-Quick; objetiva 100x.


 

Macroplaqueta em Cavalier King Charles Spaniel. Esfregaço sanguíneo de cão. Coloração Diff-quick; objetiva 100x.


 

Plaquetas ativadas (seta) e macroplaqueta (seta tracejada) em esfregaço sanguíneo de cão. Coloração Diff-quick; objetiva 100x.


 

Trombocitose em esfregaço sanguíneo de bovino. As plaquetas de bovino são pequenas de redondas a ovaladas. Coloração May-Grünwald/Giemsa; objetiva 100x.

Plaquetas em esfregaço sanguíneo de ovino. Coloração Diff-Quick; objetiva 100x.


 

Agregado plaquetário de grande dimensão em esfregaço sanguíneo de gato. Coloração Diff-Quick; objetiva 100x.


 

Organismo compatível com Anaplasma platis em plaqueta canina. Coloração May-Grünwald/Giemsa; objetiva 100x.


 


Organismo compatível com Anaplasma platis em plaqueta canina observada num esfregaço elaborado a partir da camada flogística. Coloração May-Grünwald/Giemsa; objetiva 100x.

Proudly powered by WordPress | Theme: Stacy by SpiceThemes